Nevar é uma ocorrencia rara no litoral português. Quando isso acontece, logo estas imagens abrem telejornais, as crianças brincam, os adultos divertem-se e os velhinhos afirmam a pés juntos que há pelo menos trinta ou quarenta anos não se via nada igual.
Foi assim na semana passada, quando um forte nevão, empurrado por uma corrente fria de leste, se abateu por todo o país. Do Minho ao Algarve, de Trás-os-Montes ao Alentejo quase tudo se cobriu de branco. Quase tudo, porque em Vila Praia de Âncora não nevou, desta vez.
Para que não caia no esquecimento, aqui vos deixo algumas fotos do nevão caido em 14 de Janeiro de 1987, portanto, há 22 anos. Parece que foi ontem!
Rua 5 de Outubro, junto à Cruz Velha
Cruz Velha. Onde existiam campos, hoje estão semeados apartamentos
Praça da República e o taxi do sr. Dario. O prédio do Central estava em obras.
Grupo de alunos da Escola do Rego. Hoje terão perto de trinta anos.
Um tojeiro de neve florido
Arga de Cima
Rampa do Portinho e Forte da Lagarteira
Praça da República
Avenida e Parque Dr. Ramos Pereira
Onde a areia e a neve se confundem
Uma imagem dificil de se repetir, a neve chegou ao mar
Igreja Matriz e residencia paroquial
Fotos cedidas por José Araújo (das Ganchas), Hernani Miranda, José Gaspar, Alberto Magalhães (Berto da Biandota) e Brito Ribeiro.
Estas e outras fotos do mesmo acontecimento, integraram a exposição "Aqui há bonecos de neve", que decorreu de 2 de Dezembro de 2008 a 6 de Janeiro de 2009 na Biblioteca da Escola Básica 1,2 de Vila Praia de Âncora e que foi visionada por todas as turmas do 1º e 2º ciclo.