Ambiente, história, património, opinião, contos, pesca e humor

13
Ago 08

Os banheiros cumpriam uma função de grande utilidade na sociedade que vinha a banhos para a Praia de Âncora, pois alem de socorrerem algum banhista em perigo, eram os fornecedores de toalhas para se enxugarem à saida da água, ensinavam a nadar miudos e graudos, alugavam barracas e cadeiras e acima de tudo, davam confiança com a sua presença aos mais temerosos

 

 

Foto de 1903, representa um grupo de banheiros na Praia de Âncora.

 

Vestidos com longas roupas, os banheiros entravam dentro de água usando gamelas de madeira para "baptizar" os banhistas mais renitentes ou mais friorentos, sendo acolhidos com toalhas em cestas de vime quando saiam da água.

Havia famílias que se dedicavam a esta actividade numa época em que os banhos de mar eram tomados em função das suas virtudes terapeuticas.

Nesta imagem com mais de um século ainda se consegue identificar algumas pessoas. Esta era a família Enes de Azevedo, tambem conhecida pelas "Estudantas" . O patriarca da família, João José Enes de Azevedo aparece rodeado de filhos e primos.

Ao centro da imagem, em posição elevada Viriato Enes de Azevedo. À esquerda, tambem de cachecol branco e em posição elevada, Aurora "das Estudantas". À direita da foto, com a gamela na mão Carolina Alves Carrelo, tendo ao lado a sua irmã Vitalina.

 

 

publicado por Brito Ribeiro às 23:22
tags:

Obrigado pelo comentário. Ainda residem em Vila Praia de Âncora várias pessoas com apelido Carrelo. É muito provavel quem sejam vossos parentes.
Cumprimentos.
BR
Brito Ribeiro a 6 de Fevereiro de 2013 às 11:47

Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
14
15
16

17
18
20
21
22
23

24
25
27
30

31


mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO