Ambiente, história, património, opinião, contos, pesca e humor

26
Mar 10

Ao longo últimos trinta anos, raros foram os dias em que me furtei ao convívio da loja do “Pinga”. Antiga taberna no âmago da zona piscatória de Vila Praia de Âncora, modernizou-se, mesas e as cadeiras viraram plástico, o velho mobiliário corrido, em madeira encardida, manchada de tinto carrascão, alimentou o lume em alguma fornalha voraz.

Continuou a vender mercearia, materiais de pesca e bebidas, como outrora. Quase como antigamente, pois os velhos pipos alinhados contra a parede, deram lugar à modernidade do vidro em garrafa selada, símbolo fingido de ausência de mixórdia.

Os clientes iam e vinham, uns mais assíduos, outros mais esparsos, alguns só pelas férias, mas sempre os mesmos, fiéis ao estabelecimento e à cavaqueira de quem se conhece há muitos anos.

 


O “Pinga” apelido granjeado em novo, devido aos seus atributos futebolísticos, saído do baptismo como Domingos Luís Verde, foi pescador, trabalhou na construção da primeira barragem do Lindoso, agente da PSP e comerciante. Homem com pensamento de esquerda e preocupações sociais, foi presidente da Junta de Freguesia, delegado do Sindicato dos Pescadores, delegado da Mútua dos Pescadores e fundador do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora.

Apaixonado pelas raízes culturais do seu povo, dedicou-se à pintura, tornando esta arte visual o seu hobby preferido nos últimos anos.

Amigo de contar uma história, comer uma bucha e beber um copo, muitas horas passei, gostosamente, na sua companhia. Tinha idade para ser meu pai, mas era apenas meu amigo. Ontem acompanhei-o à sua última morada. Até qualquer dia, camarada.

publicado por Brito Ribeiro às 14:14

É sempre com mágoa que vemos desaparecer aquelas pessoas que nos dizem algo e muito mais agora que nos aproximamos do "grupo da frente" mas, pelos vistos, esse amigo partiu de consciência tranquila pelos diversos papéis que desempenhou ao longo da vida. Assim sendo só nos resta desejar que descanse em paz e... até um dia...
Eira-Velha a 2 de Abril de 2010 às 20:28

É triste, mas é a vida.
Abraço
BR

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

14
15
16
17
18
19

21
22
23
24
25
27

28
29
30
31


Relógio
Visitantes
contador de visitas gratis
Hospedagem de Sites
O Tempo
miarroba.com
Buffering...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO