Ambiente, história, património, opinião, contos, pesca e humor

25
Jan 10

“Por Terras de Dem” assim chamaram ao percurso pedestre que levou mais de quarenta participantes a percorrer caminhos e trilhos da Serra d’Arga nas Freguesias de Dem e Arga de S. João.

 

 

 

A saída foi da Chão do Porto no centro da Freguesia e seguimos pelo caminho tradicional dos romeiros de S. João d’Arga até ao Lugar de Felgueiras em Arga de S. João. Aqui ainda se podem apreciar algumas casas e espigueiros característicos da zona.
 
 
 
 
Como curiosidade, lembro que estes espigueiros totalmente construídos em granito, ripado de madeira e telha, são diferentes dos espigueiros da vizinha Freguesia de Arga de Cima onde são construídos em granito e lajes de pedra xistosa, incluindo a cobertura.
 
 
O terreno estava pesado, bastante encharcado mas progredia-se razoavelmente, para tal tendo contribuído a limpeza prévia feita pelo pessoal da Junta de Freguesia.
 
 
Só assim conseguimos aceder ao “Penedo Redondo” ou “Sino dos Mouros”, um enorme rochedo que se destaca na encosta sobranceira a Dem e que tem várias inscrições gravadas, que nunca terão sido convenientemente estudadas.
 
 
Foi nesta ocasião que a chuva decidiu aparecer e acompanhar-nos até ao final, não nos impedindo de visitar o moinho das Ínsuas, um engenho hidráulico que já não funciona, mas que poderá em breve ser alvo de obras de recuperação.
 
 
Foi-nos também proporcionada a visita a um atelier de fabrico de trajes regionais, um dos últimos da Serra d’Arga e o passeio terminou com um lanche simples e delicioso, oportunamente organizado pela Junta de Freguesia, pois estávamos todos com as reservas de energia esgotadas.
 
 
 
publicado por Brito Ribeiro às 20:46
tags:

O pedestrianismo está na moda e ainda bem. Além de ser saudável permite-nos ver coisas, aqui ao lado, que os mais novos nem sonham que existem e nós, os mais velhos, há muito deixamos de observar.
Talvez "nós", os caminheiros de Mazedo, possamos trilhar esses caminhos, lá mais para diante, quando o cuco começar a cantar :)
Um abraço
Eira-Velha a 28 de Janeiro de 2010 às 14:58

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30



subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO