Ambiente, história, património, opinião, contos, pesca e humor

17
Jan 10

José Bento Ramos Pereira nasceu em Riba d’Âncora e após fazer a instrução primária emigrou para o Brasil com 14 anos onde tinha familiares. Embarcou em Caminha na barca que o transportou até Lisboa, onde tomou o navio que o levaria Atlantico fora, até à costa sul americana.

Lá se ilustrou, fez fortuna e deixou nome como benemérito tendo contribuído para a criação do Hospital da Real Benemérita Sociedade Portuguesa constituída em 1840 pela vontade de um grupo de portugueses residentes no Rio de Janeiro.

Depois de vencidas inúmeras dificuldades, a 16 de Setembro de 1858 foi inaugurado o Hospital de S. João de Deus, na Rua de Santo Amaro. Porém, seis anos após a inauguração do hospital, por efeitos da crise económica em toda a América Latina, a Beneficência Portuguesa viveu os momentos mais difíceis da sua história.

Nesse ano, José Bento Ramos Pereira, encontrava-se de férias em Portugal. Era então já Comendador, senhor de fortuna e muito prestígio. Tal como em terras brasileiras não esquecia a sua aldeia, também durante as férias não esquecia as dificuldades do hospital que no Rio de Janeiro ajudara a construir para socorrer os seus compatriotas mais pobres. Concebeu a ideia de angariar prendas que seriam leiloadas e o dinheiro obtido aplicado no hospital que tão caro lhe era.

Não se poupou a esforços, tendo até interpelado a Rainha D. Maria Pia e enviado cerca de mil e quinhentas circulares para instituições e pessoas das suas relações. No total os leilões em Portugal e no Brasil renderam mais de setenta contos de reis e pela acção em favor dos portugueses desfavorecidos em terras de Vera Cruz, a Rainha pretendeu conceder um título honorífico a que José Bento reconhecidamente agradeceu comovido e recusou.

 

 

Homem que se fez a pulso, não esqueceu os seus, nem a sua terra. Em Riba d’Âncora mandou construir e mobilar uma escola. Edifício modelo, como não havia outro nas redondezas, apetrechado com biblioteca dotada de boas obras encadernadas e residência para o professor.

No frontispício estão colocadas duas lápides e a mais antiga diz: “ESCHOLA DE INSTRUÇÃO PRIMÁRIA, criada por decreto de 11 de Dezembro de 1866. Esta caza foi edificada para este mesmo fim a expensas do Comendador José Bento Ramos Pereira no ano de 1866”.

Também José Bento procurava ajudar a família que em Riba d’Âncora continuava a labuta do dia-a-dia. Vários foram os sobrinhos que ele acarinhou e encaminhou nos estudos.

De regresso definitivo a Portugal fixa-se no Porto onde foi vereador da Câmara Municipal e membro honorário da Associação Comercial, morando em casa própria, sita na Rua do Bonjardim.

José Bento tinha casado no Brasil com uma prima, Gertrudes da Silva Pereira, senhora de muita beleza e igual, na generosidade, a seu marido.

No Rio de Janeiro nasceram os dois primeiros filhos e no Porto mais seis. No total cinco raparigas e três rapazes. Como era costume nas famílias abastadas tiveram professores em casa e um dos filhos de nome José Bento, como o pai formou-se em Direito em Coimbra seguindo magistratura. Os outros dois filhos, o mais velho e o mais novo formaram-se em medicina, na Escola Médica do Porto. Este último era o Dr. Luís Inocêncio Ramos Pereira uma figura ainda hoje muito grata em Vila Praia de Âncora e da qual já falei aqui no blog.

O Comendador José Bento Ramos Pereira era descrito por quem com ele privava como um homem austero, muito religioso e de grande honradez e generosidade.

Na primeira vez que regressou a Portugal a sua mãe já tinha falecido, apenas o pai, idoso, era vivo. A morte prematura da mãe foi um trauma que o perseguiu durante toda a vida. A derradeira homenagem à sua progenitora terá sido a construção de uma casa na Quinta da Picada, no sítio onde, dizem, a teria visto pela última vez quando, em adolescente, partira para o Brasil.

 

publicado por Brito Ribeiro às 12:40
tags:

Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30



Relógio
Visitantes
contador de visitas gratis
Hospedagem de Sites
O Tempo
miarroba.com
Buffering...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO