Fiz referencia em posts anteriores à lancha fluvial "Rio Minho", que desempenhou durante décadas o brioso papel de fiscalização ao longo do troço internacional deste rio. Recentemente, o amigo Rui Amaro, grande entusiasta de tudo o que esteja ligado à navegação, publicou um magnífico post sobre todas as lanchas, portuguesas e espanholas que operaram no Rio Minho. Com o devido agradecimento ao autor, decidi transcrever a parte respeitante à:
RIO MINHO – Lancha canhoneira de fiscalização fluvial de aço, 24,60m pp/38tons, 0,70m calado, lançada água a 02/11/1905 no velho Arsenal de Marinha de Lisboa, baptizada de INFANTE D. MANUEL.
Desenho de Luís Filipe Silva
Estava equipada com uma máquina a vapor de 64cv, que accionava duas rodas de pás posicionadas lateralmente a meio-navio que lhe dava 7,5nós, 49 tripulantes incluindo um primeiro-tenente como comandante, uma peça Hotchkiss com o calibre de 37mm, montada em caça.
A sua construção foi parcialmente paga com o que sobrara da subscrição aberta entre os emigrados portugueses no Brasil, como resultado do ultimato inglês, e de cujo produto se construíram cinco outros navios de guerra.
Com a mudança do regime político em Portugal em 05 de Outubro de 1910, a INFANTE D. MANUEL teve o seu nome alterado para RIO MINHO.
Foi abatida ao efectivo dos navios da armada, por obsoleta, em 14/12/1948.