Ambiente, história, património, opinião, contos, pesca e humor

10
Mai 09

A Câmara Municipal de Portimão homenageou no passado dia 5 de Maio os ex-bacalhoeiros do município, num jantar que teve lugar no Museu de Portimão e que reuniu cerca de 50 homens do mar, acompanhados pelos seus familiares.

 
O presidente da Câmara de Portimão justificou a iniciativa sublinhando que se tratou do “reconhecimento da comunidade aos corajosos homens cujo sofrimento tem sido esquecido e que prestaram ao país um inestimável serviço, em condições de vida gravosas”.
 
Manuel da Luz aproveitou a ocasião para lançar uma ideia, bem acolhida pelos presentes: “Uma vez que o Museu de Portimão é uma casa de cultura ligada ao povo, reflectindo a nossa rica memória da pesca e das conservas, seria muito interessante que promovesse encontros entre os bacalhoeiros e as escolas, para que seja transmitida a aventura do bacalhau, que vale bem a pena conhecer”.
 
Durante a entrega aos bacalhoeiros de um dvd com um documentário produzido pela RTP sobre a pesca do bacalhau, António Figueiras Jacques, de 70 anos, sintetizou publicamente a opinião geral: “Pensávamos que o nosso labor tinha sido completamente esquecido, mas ainda bem que alguém se lembrou de nós e esta iniciativa da Câmara de Portimão em muito nos sensibiliza”.
 
A exposição “Caixa da Memória – Bacalhoeiros do Barlavento Algarvio”, que recentemente esteve patente no Museu de Portimão numa colaboração com o Museu Marítimo de Ílhavo, foi o primeiro acto de reconhecimento para com os pescadores locais que andaram na chamada “faina maior” no período compreendido entre 1935 e 1974.
 
Esta informação foi retirada do diário digital “Região Sul” e serve apenas para dar um singelo exemplo de uma actividade cultural de iniciativa municipal com consistência e entrosamento no tecido social da região.
 
Por cá enquanto uns inauguram bares e retretes, outros entretem-se com museus que nunca serão...
 
publicado por Brito Ribeiro às 16:24
tags:

Excelente iniciativa! Parabens.

Bom fim de semana

www.rouxinoldebernardim.blogspot.com
elmanofilo a 10 de Maio de 2009 às 17:33

Obrigado pela visita e comentário.
Aproveito para felicitá-lo pelos excelentes posts que tem publicado. O "Rouxinol" é, para mim, uma referencia!
Abraço
Brito Ribeiro a 11 de Maio de 2009 às 16:15

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
14
15
16

18
19
20
22
23

24
25
26
28
30

31


Relógio
Visitantes
contador de visitas gratis
Hospedagem de Sites
O Tempo
miarroba.com
Buffering...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO