Ambiente, história, património, opinião, contos, pesca e humor

29
Mar 09

Por diversas vezes tinha ouvido referências elogiosas ao parque de Salvaterra de Miño, junto ao rio, frente a Monção, aqui tão perto.

Mas quisera o acaso de nunca ter ido confirmar se o dito parque era realmente tão interessante quanto o gabavam. Umas voltas pelas aldeias de Melgaço e na volta, ao fim da tarde, um pequeno desvio até Salvaterra.
Logo a seguir à ponte internacional corta-se à esquerda e estamos em cima do “Parque publico a Canuda”, uma enorme área ribeirinha que acompanha o Rio Minho em mais de um quilómetro e meio.
Da última vez que por lá tinha passado, há cerca de vinte anos, tinha-me ficado a recordação de um pequeno povoado com uma zona tipo “descampado” à beira rio e meia dúzia de mercearias, onde os portugueses de Monção se abasteciam depois de passarem num ferry-boat que deslizava ao longo de um cabo de vai e vem sobre as águas revoltas do Minho. Para quem fazia o trajecto pela primeira vez era assustador, pois se o cabo rebentasse vínhamos todos parar a Valença num instante… e sem pagar bilhete adicional.
Por isso, muito me admirei quando no primeiro relance pousei a vista sobre uma área, que mais tarde vim a apurar ter oito hectares, finamente trabalhados para usufruto dos miúdos e graúdos.
Seria fastidioso estar aqui a descrever pormenorizadamente as valências do espaço, mas com umas fotos e alguns comentários penso que será esclarecedor.

 

 

Um longo relvado

 

Rotunda central do parque. Ao fundo uma pequena herdade pedagógica com animais (porco, cabra, ovelha, perú, etc.) e exemplares de espécies vegetais (hortaliças, plantas aromáticas, roseiras, árvores,etc.)

 

Aspecto parcial da herdade pedagágica (canteiro de plantas medicinais)

 

O Parque infantil é espectacular

 

Campo de jogos (ping pong, petanque, cartas, tabuleiro, etc.)

 

Parte dos aparelhos do circuito de manutenção

 

Alguns aparelhos de mobilização e geriatria

 

Neste lago com 140 metros de comprimento pode-se andar de barco, lado a lado com cisnes e patos de diverses espécies

 

Outra área relvada e arborizada

 

Um dos conjuntos de gaiolas para aves ornamentais (faisões, galinholas, pavões, etc.)

 

Outro lago com cisnes

 

Anfiteatro e praça de espectáculos

 

Passeio marginal, ciclopista e rio Minho

 

Início da ecopista (5,4 Km) junto ao rio, só autorizada a peões, conforme se pode ler na placa

 

Não fotografei, mas ainda me recordo de ter visto um parque unicamente para os miudos andarem de bicicleta e aprenderem as regras e os sinais de transito, um grande parque de merendas, dois campos de jogos de bola, dois blocos de sanitários, uma pequena área de exposição sobre o Rio Minho (suas espécies e engenhos de pesca) e outra exposição de alfaias agrícolas.

Todas as areas de circulação são em saibro, a iluminação é proporcionada por potentes holofotes colocados em altas torres, que tambem suportam os altifalantes que debita musica ambiente.

Não estabeleço paralelismos com outros parques (pelo menos, por agora), mas vê-se que este espaço público está pensado para proporcionar de forma simples e descomprometida um ambiente relaxante e variado, onde a família pode-se deliciar ao longo do dia, desde os mais pequenos aos mais idosos.

Não esquecer de levar merendeiro, pois é quase uma obrigação degustar um bom petisco neste ambiente fantástico.

publicado por Brito Ribeiro às 16:37
tags:

É, realmente, um parque muito bonito e acolhedor. E marca a diferença de velocidades com que se "navega" de um ou do outro lado. Monção tem as melhores condições do Mundo para promover a zona ribeirinha a espaço de lazer mas não o consegue. Até as seculares árvores do minúsculo parque das Caldas estão a desaparecer gradualmente. Parece que já se começa a fazer alguma coisa no sentido de reverter a situação mas acho que a grande oportunidade perdeu-se.
Um abraço.
Eira-Velha a 31 de Março de 2009 às 21:33

Completamente de acordo!

Abraço

Parabéns ,óptimo trabalho , bem haja
Benjamim a 14 de Outubro de 2015 às 17:31

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
27
28

30
31


Relógio
Visitantes
contador de visitas gratis
Hospedagem de Sites
O Tempo
miarroba.com
Buffering...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO