Ambiente, história, património, opinião, contos, pesca e humor

17
Fev 09

Designação

Capela de Nossa Senhora do Carmo
 
Localização
Viana do Castelo, S. Lourenço da Montaria, Largo da Igreja
 
Protecção
Inexistente
 
Enquadramento
Rural, isolado, num vale. Situa-se no extremo NO. de um grande terreiro parcialmente arborizado e em cujo lado Sul se situa a Igreja Paroquial.  Implanta-se sobre um pequeno adro sobrelevado, pavimentado com calçada irregular e sem qualquer separador.
 
Descrição
Planta longitudinal de massa simples com cobertura em telhado de 2 águas. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada, com cunhais, em cantaria de granito, rematados por pináculos.
Fachada principal virada a Sul, terminada em empena encimada por cruz patriarcal. Portal axial de verga recta, com cornija, ladeado por 2 pequenos janelos rectangulares e encimado por óculo oval.
Fachadas laterais, terminadas em cornija, tendo na fachada E. uma pequena janela rectangular. Fachada posterior terminada em empena encimada por cruz.
No INTERIOR, espaço único, com paredes rebocadas e pintadas de branco; altar em madeira com frontal pintado imitando tecido policromo decorado com motivos florais; na parede testeira nicho em arco abatido, com imagem do orago. Pavimento em tijoleira e tecto em madeira.
 
Propriedade
Privada: Igreja Católica
 
Época Construção
Séc. XVIII ( conjectural )
 
Arquitecto | Construtor | Autor
Não definido
   
Tipologia
Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca, de planta longitudinal simples, marcada por cunhais encimados por pináculos, frontispício em empena, com portal de verga recta ladeado por janelos e encimado por óculo. No interior altar, de frontal pintado, encimado por nicho em arco abatido.
 
Características Particulares
Ermida barroca, de grande simplicidade, com esquema de vãos no frontispício, característico das ermidas, ou seja, portal ladeado por janelos e encimado por óculo. No interior destaque para o frontal de altar pintado imitando tecido policromo.
 
Dados Técnicos
Paredes autoportantes.
 
Materiais
Paredes e muros em alvenaria; cunhais, molduras, cornija, pináculos e cruzes em cantaria de granito; tecto, porta e altar em madeira; cobertura em telha marselha; pavimento em tijoleira.
 
 
 
publicado por Brito Ribeiro às 15:37

Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
18
19
20
21

22
23
24
27
28


Relógio
Visitantes
contador de visitas gratis
Hospedagem de Sites
O Tempo
miarroba.com
Buffering...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO