Ambiente, história, património, opinião, contos, pesca e humor

24
Nov 08

Este artigo está publicado no Afife Digital e pela sua oportunidade, mas tambem porque denuncia um verdadeiro atentado ambiental ao nosso ecossistema litoral, decidi publicá-lo na integra. 

 
Na costa a norte de Viana do Castelo tem se assistido a autenticas varridelas nos ouriços do mar, onde dezenas de pessoas, na sua maioria mulheres contratadas, equipadas com fatos térmicos e com apetrechos metálicos de corte, rapam todos os ouriços que lhes aparecem pela frente de uma maneira organizada. Estes casos haviam sido registados há dias na praia norte em Viana, seguiu-se Carreço e esta semana foi em Afife.
 
Aqui cerca de duas dezenas de mulheres encheram mais de três dezenas de sacos de ouriços, prevendo-se que tenham levado mais de 600 quilos de ouriços, uma vez que segundo aqueles que ouvimos, cada saco levará mais de 20 quilos de ouriços.
Tudo isto acontece á vista das autoridades marítimas, sem que estas possam fazer seja o que for, já que as pessoas em causa estão autorizadas a fazer estas colheitas de ouriços, já que para tal adquiriram uma autorização.
Ora acontece que alguns daqueles que nos alertaram para esta situação, diziam ter alertado a s entidades marítimas, que se deslocaram a Afife, mas nada puderam fazer para evitar esta dizimação de ouriços, mas dizem que põe duvidas, em como estas pessoas podem utilizar objectos metálicos e adequados para esta captura, quando para os polvos e mexilhões, não são permitidas a utilização de bucheiros, ou faculhos.
 
Estas situações tem-se verificado em alturas de secas maiores, como aconteceu nos primeiros dias desta semana e estas situações tem sido alertadas por varias associações de defesa do ambiente, que consideram estas apanhas de ouriços em termos industriais, como nefastas para o meio ambiente desses locais marinhos.
Dizem ser urgente que haja uma legislação que venha a proibir que se continue a apanhar ouriços desta maneira para comercialização e para já consideram mesmo não ser legal a utilização de materiais metálicos adequados s estas capturas em massa.
Ao que conseguimos apurar, estas mulheres são contratadas por um empresário, que vai acompanhando os trabalhos de longe, depois os ouriços são vendidos a um empresário espanhol que em camião frigorifico os vem recolher ao local e por sua vez este vende-os para França e para o Japão, onde são muito apreciados.
 
Muitos, são os Afifenses indignados com esta apanha de ouriços em moldes industriais, bem como a Lei, que permite estas apanhas, já que foi feita uma Lei para vários tipos de pesca e apanha de mariscos, mas quanto aos ouriços tudo continua como antes, embora tenham varias associações de defesa do ambiente alertado para estes casos, que consideram graves para o ecossistema marinho local.
Várias pessoas alertaram as autoridades marítimas e estas estiveram no local, mas como quem manda é a Lei vigente, nada poderam fazer. A única maneira de estas entidades poderem actuar sobre estas apanhas, pode ser no facto de as pessoas estarem a utilizar diversos materiais que podem ser proibidos para a apanha de mariscos, tal como o bucheiro é para a apanha dos polvos.
 
Aqui podem-se ver alguns sacos cheios de ouriços que esperavam, para serem levados para o parque dos salmões, no entanto havia pelas dunas sempre aquele que diziam ser o chefe, a vigiar tudo e todos os movimentos no local, o que não deixa de ser uma surpresa, para quem está dentro da Lei nesta actividade
 
publicado por Brito Ribeiro às 11:36
tags:

Falta saber o impacto dessa apanha desenfreada no futuro da espécie mas não deixa de ser estranha a forma organizada e de contornos legais muito obscuros, mesmo sendo uma actividade aparentemente exercida de acorda com a legislação vigente. Até nisso andamos a "ver navios".
Excelente grito de alarme!
Um abraço
Eira-Velha a 25 de Novembro de 2008 às 20:16

Inteiramente de acordo. Obrigado pelo comentário.

Abraço
Brito Ribeiro a 26 de Novembro de 2008 às 17:23

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

16
17
19
20
21
22

23
25
26
27
28
29

30


Relógio
Visitantes
contador de visitas gratis
Hospedagem de Sites
O Tempo
miarroba.com
Buffering...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO