Ambiente, história, património, opinião, contos, pesca e humor

18
Nov 08

Designação

Cruzeiro do Senhor do Amparo
 
Localização
Viana do Castelo, Caminha, Vila Praia de Âncora, Largo do Cruzeiro
 
Protecção
Não definido
 
Enquadramento
Urbano, isolado, na periferia de Vila Praia de Âncora, situado num largo constituído por encruzilhada de arruamentos do aglomerado, próximo da Capela de São Sebastião.
 
Descrição
Cruzeiro com um embasamento constituído por cinco degraus de forma quadrangular inscrita num círculo, sobre o qual assenta um pedestal paralelepipédico, composto por plinto, dado moldurado, monolítico, e cornija igualmente moldurada.
O dado apresenta, dentro de cartelas em losango, as inscrições: "O S / DOS / DESAMPARA / DOS", na face sob a imagem de Cristo: "N S / DO AMPARO", na face sob a imagem da Senhora; "SENDO ABBE / MEDEIROS", na face sob o relógio de Sol. O fuste, alto, monolítico, de secção circular, colocado sobre uma base, apresenta no seu terço inferior um motivo entrelaçado composto por losangos e elipses, sendo o restante com caneluras, conservando a meia altura, em baixo-relevo, um relógio de sol.
Está encimado por um capitel toscano sobre o qual assenta um plinto rematado por uma esfera com caneluras, sustentando uma cruz latina de secção em losango, com o remate das hastes em forma de botão.
A cruz apresenta na face frontal a representação escultórica do Senhor na Cruz, de pés afastados, e na face oposta uma imagem da Nossa Senhora do Amparo, com o Menino ao colo e assente sobre três querubins.
 
Utilização Inicial
Devocional. Cruzeiro
 
Utilização Actual
Devocional. Cruzeiro
 
Propriedade
Pública: municipal
 
Época Construção
Idade Contemporânea (conjectural)
 
Arquitecto | Construtor | Autor
Não definido
 
Cronologia
Idade Contemporânea - época provável de construção.
 
Tipologia
Arquitectura religiosa, contemporânea. Cruzeiro de encruzilhada, de plinto paralelapipédico, fuste circular, canelado e com motivo entrelaçado de losangos e elipses, com relógio de sol a meia altura, rematado por capitel toscano sustentando cruz latina, de secção em losango, com representação escultórica do Senhor na Cruz, numa face, e de Nossa Senhora do Amparo, na outra face.
 
Características Particulares
No fuste um relógio de sol, em baixo-relevo; fuste alto.
 
Dados Técnicos
Estrutura autoportante.
 
Materiais
Estrutura de granito.
 
Bibliografia
ALVES, Lourenço, Caminha e o seu concelho. Monografia, Caminha, 1985, p. 604 e 606.
publicado por Brito Ribeiro às 17:37

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

16
17
19
20
21
22

23
25
26
27
28
29

30


Relógio
Visitantes
contador de visitas gratis
Hospedagem de Sites
O Tempo
miarroba.com
Buffering...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO