Ambiente, história, património, opinião, contos, pesca e humor

07
Out 08

Localização

Vila Praia de Âncora,  R. 5 de Outubro, nºs 76, 78 e 80
 
Protecção
Em vias de classificação
 
Enquadramento
Urbano, flanqueado a N. pelo jardim da casa e a S. por prédios de habitação. Em planície, estabelecendo com a envolvente uma relação de destaque.
 
Descrição
Planta em L, de volumes articulados, com cobertura diferenciada em telhados de 3 e 4 águas. O corpo principal corresponde à área de habitação, constituída por salas e quartos, enquanto o corpo e dimensões mais pequenas corresponde à área da cozinha e anexos.
Fachadas revestidas a azulejos e coroados por platibanda formada de balaústres. Dispõe de embasamento marcado ao nível da fachada N., sendo as fachadas de um só pano.
A fachada N. é marcada por uma escadaria de granito de um só lanço, que dá acesso ao piso nobre. A escadaria é rematada por taças de granito sendo as guardas de ferro. As aberturas de portas e janelas apresentam arcos quebrados, canopiais e polilobados, o que se repete numa janela da fachada O. do imóvel, sendo as restantes rectangulares ao nível do primeiro piso, existindo uma varanda entre as janelas do ângulo.
O corpo principal da casa apresenta ainda um piso amansardado e um hall de entrada que tem continuidade num corredor que distribui, simetricamente, os espaços, que apresentam tectos estucados com motivos florais profusamente trabalhados. A antiga área de cocheiras corresponde à actual zona de cozinha e arrumos.
 
Utilização
Residencial
 
Propriedade
Privada: pessoa singular
 
Época Construção
Séc. 19
 
Cronologia
1886 - Data da construção.
 
Tipologia
Arquitectura civil residencial, eclética. Casa urbana ecléctica, de planta em U e vão de diferente modinatura.
 
Características Particulares
Fachadas rasgadas por vãos de arco quebrado, canopiais e polilobados. Os azulejos que revestem as fachadas exteriores do imóvel são, presumivelmente, provenientes da Fábrica das Devesas, Vila Nova de Gaia.
 
Dados Técnicos
Paredes autoportantes.
 
Materiais
Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocado e com revestimento de azulejo, paredes interiores rebocadas, caixilharias de madeira e vidros transparentes, estrutura da cobertura com vigamentos de betão, cobertura de telha de barro, tectos interiores estucados.
 
Intervenção Realizada
1960 - obras de remodelação do interior da cozinha, obras de conservação e restauro diverso;
1993 - pintura das paredes interiores e exteriores da casa;
1995 - recuperação dos telhados da área das antigas cocheiras, actualmente zona de cozinha.
 
Observações
Por aviso do Instituto Florestal, publicado no Diário da República, II Série, nº 295 de 23 Dezembro 1995 com rectificação no Diário da República, II Série, nº 22 de 26 Dezembro 1996, foi classificada de Interesse Público, um exemplar de Araucaria araucana (Molina) K. (Koch) vulgarmente conhecida por Araucária do Chile, situada na Av. 5 de Outubro, nºs 76, 78 e 80, propriedade do Dr, João Adelino Morais Cabral.
 
 
 
publicado por Brito Ribeiro às 16:50

Uma bela descrição desta casa maravilhosa, pena existirem poucas e algumas acabam por ruir.
Infelizmente hoje só se vêm blocos de betão.
Abraço
marai jose diegues a 8 de Outubro de 2008 às 10:02

Lamentavelmente a nossa bela terra tem sido transformada numa selva de betão, sem a menor preocupação na preservação do seu património construido.

Abraço
Brito Ribeiro a 8 de Outubro de 2008 às 11:29

Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
16
17
18

20
21
23
24
25

26
27
29
30
31


Relógio
Visitantes
contador de visitas gratis
Hospedagem de Sites
O Tempo
miarroba.com
Buffering...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO