Ambiente, história, património, opinião, contos, pesca e humor

03
Set 08

Bagdade, Teerão, Bombaim, Calcutá e Nova Deli foram consideradas pela ONU como as cidades do mundo onde a poluição atmosférica mais se faz sentir.

A Cidade do México, Atenas e Milão vivem todos os anos o susto dos períodos em que o ar é considerado irrespirável.
Nos EUA, país em que vinte cidades são consideradas locais perigosos em consequência da poluição atmosférica, sobretudo durante o Verão, o ar de Los Angeles foi considerado, em 1989, impróprio para ser respirado durante 148 dias consecutivos.
 
O ozono, principal componente do smog, é um gás que se forma quando dióxidos de azoto se combinam com hidrocarbonetos à luz do sol. Na atmosfera, o ozono existe naturalmente, como uma camada fina que nos protege dos raios ultravioletas do sol. Mas quando se forma ao nível do solo é fatal.
Os 1,3 milhões de toneladas de gases tóxicos que as fábricas norte americanas lançam todos os anos para a atmosfera representam apenas 15% da poluição atmosférica daquele país, sendo os automóveis responsáveis por 40%. Em Santiago do Chile, no México ou em França, os veículos motorizados são também apontados como um dos grandes responsáveis pela poluição atmosférica. As centrais termoeléctricas, as refinarias de petróleo e a indústria química acompanham o automóvel neste top de poluidores.
 
O dióxido nítrico e de enxofre, poluentes libertados pelas fábricas e automóveis, são lançados na atmosfera. Aí sofrem uma transformação química e regressam para a Terra sob a forma de chuva ou neve acidificada. Isto destrói a fauna e a flora dos rios, danifica as florestas e até edifícios. Nos EUA, cerca de 1.200 lagos têm os seus ecossistemas gravemente danificados e o território da antiga Alemanha de Leste perdeu metade das suas florestas à conta deste fenómeno.
 
O Canadá é um dos países mais afectado pela chuva ácida: catorze mil rios e lagos estão mortos.
 
Chuvas em regiões muito poluídas podem carregar certas substâncias presentes no ar, provocando efeitos bastante danosos. Estas precipitações, que podem ocorrer sob a forma de chuva, geada, neve ou neblina, são chamadas de chuvas ácidas.
A chuva ácida pode contaminar o solo, as plantações, os rios e os lagos, que levam as substâncias venenosas trazidas da atmosfera até locais muito distantes de seu ponto de precipitação.
 
A chuva é considerada ácida quando seu PH (índice que indica a acidez de uma solução) é menor que 5 e já foram registados casos em que o PH rondava os 2,5. O PH de uma chuva não-ácida é pouco menor que 6.
 
COMO APARECERAM AS CHUVAS ÁCIDAS?
 
A partir de 1860, começaram a ser observadas, na Inglaterra e na Escócia, as chuvas "negras", escurecidas pelas substâncias poluidoras. O termo "chuva ácida" foi empregado pela primeira vez somente dez anos depois.
As pesquisas mais detalhadas sobre o assunto são recentes. Em 1967, cientistas explicaram a formação da chuva ácida e descreveram o transporte, pelo vento, de poluentes de um país a outro. Cinco anos depois, a ONU organizou um seminário sobre meio ambiente e alguns países decidiram adoptar medidas para reduzir a formação de chuvas ácidas.
 
QUAIS OS POLUENTES QUE ELA CONTÉM?
 
Os poluentes presentes na chuva ácida são produzidos pela combustão de carvão mineral, petróleo e seus derivados. São principalmente o dióxido de enxofre e o dióxido de nitrogénio.
Em contacto com o vapor de água da atmosfera, esses poluentes podem ainda produzir outras substâncias por meio de reacções químicas. O dióxido de enxofre, por exemplo, reagindo com a água, pode formar o ácido sulfúrico. O dióxido de nitrogénio, por sua vez, pode produzir o ácido nítrico. As duas substâncias resultantes são tóxicas e prejudiciais quando precipitadas.
Esses poluentes atmosféricos podem precipitar-se sob a forma de chuva, mas também como geada ou mesmo neblina.
 
publicado por Brito Ribeiro às 17:44
tags:

Olá!
Queres dar um saltinho ao meu blog
http://eusoulouco2.blogs.sapo.pt?
Obrigado!

Abraço
António a 8 de Setembro de 2008 às 22:20

Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
16
17
18
19

21
22
23
24
25
26

28
29
30


Relógio
Visitantes
contador de visitas gratis
Hospedagem de Sites
O Tempo
miarroba.com
Buffering...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO