Ambiente, história, património, opinião, contos, pesca e humor

30
Jul 08

Designação

Capela de Nossa Senhora de Lurdes
 
Localização
Viana do Castelo, Caminha, Vila Praia de Âncora, Monte do Calvário
  
Protecção
Não definido
 
Enquadramento
Rural, isolado, no periferia de Vila Praia de Âncora, integração harmónica nas proximidades da Capela do Calvário, implantado num morro destacado na paisagem, sobranceiro ao aglomerado e à foz do rio Âncora, com miradouro, em posição subjacente, defronte da fachada principal.
A capela possui acesso frontal por ampla escadaria em cantaria, de dois lanços de doze degraus, que se subdivide e a envolve, sendo delimitada por guarda de granito, rebocada e caiada e com capeamento em cantaria, possuindo pináculos nos cunhais e sobre as ombreiras da entrada do escadório.
Este é enquadrado por plataformas ajardinadas, com relva e arbustos de pequeno porte.
 
Descrição
Planta longitudinal, de corpo único rectangular, com fachada posterior sumicircular. Massa simples com cobertura pétrea em abóbada. Fachadas em alvenaria irregular de granito aparente.
Fachada principal, virada a Sul, terminada em empena coroada por sineira e cruz sobre acrotério, com portal, em cantaria, de verga recta, moldurado, inserto em falso gablete de arco quebrado, moldurado, sobre colunas toscanas, ostentando, no tímpano, cartela inscrita, e, coroando a projecção das colunas e o vértice do arco, pináculos relevados. Fachada lateral Oeste rasgada por janela rectangular e a Este por portal de verga recta; fachada posterior cega.
Interior em alvenaria irregular de granito aparente e rebocado, com pavimento em lajes de granito e cobertura pétrea, em falsa abóbada de quarto de esfera, tendo, sob a janela, pequeno nicho rectangular, para incineração de velas.
Mesa de altar destacada, em blocos de granito, e, na parede testeira, descentrado sobre o lado da Epístola, mísula em granito, sobrelevada, com acesso por pequena escadaria de dois lanços de três degraus, em blocos de granito e em cantaria, albergando imagem de Nossa Senhora de Lurdes.
 
Descrição Complementar
O tímpano do portal possui cartela circular, interiormente rebaixada em motico quadrilobado, com a inscrição: "OFERTA / GRUTA / ESCADARIA / A / NOSSA SENHORA DE LOURDES / EM 1926 / ANICETO RODRIGO PONTES / CONSTRU/CTOR CIVIL / EM / LISBOA".
 
Utilização Inicial
Cultual e devocional: Capela
 
Utilização Actual
Cultual e devocional: Capela
 
Propriedade
Privada: Igreja Católica
 
Época Construção
Século XX
 
Arquitecto | Construtor | Autor
Desconhecido.
 
Cronologia
1926 - Construção da Capela de Nossa Senhora de Lurdes e escadório, por acção do benemérito Aniceto Rodrigues Pontes, construtor civil em Lisboa.
 
Tipologia
Arquitectura religiosa, vernácula e revivalista. Capela tipo gruta de planta longitudinal simples, de fachada posterior semicircular. Fachada principal terminada em empena coroada por sineira e cruz, com portal, em cantaria, revivalista, de verga recta, moldurado, inserto em falso gablete, moldurado, sobre colunas toscanas, ostentando, no tímpano, cartela inscrita. Fachada lateral esquerda rasgada por janela e lateral direita por portal de verga recta. No interior, cobertura em falsa abóbada de quarto de esfera, ostentando mesa de altar em granito, vernacular.
 
Características Particulares
Pequena capela com exterior e interior pretendendo recriar a ambiência de uma gruta, em alusão à gruta onde teria aparecido Nossa Senhora, sendo as reentrâncias dos blocos dos paramentos da parede testeira aproveitadas pelos fiéis para depositarem ex-votos, em cera. Não possuindo retábulo, é uma simples mísula, colocada descentradamente, que suporta a imagem do orago. Junto à parede posterior, corre fio de água, em pequeno canal pétreo, do qual os fiéis bebem como rito de purificação. O portal é um exemplar revivalista neogótico com gablete integrando colunas neorenascentistas.
 
Dados Técnicos
Estrutura autoportante.
 
Materiais
Estrutura em granito, com paramentos de alvenaria irregular de granito à vista e rebocado; vãos e cunhais em cantaria; sineira e cobertura pétrea; altar em granito; imagem em pedra; portas de madeira; pavimentos em lajes graníticas; janela gradeada; cartela de calcário.
 
Observações
*1 - O altar e a sineira são construídos com blocos de granito provenientes da beira-mar.
 
publicado por Brito Ribeiro às 15:21

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
17
18

20
22
24
26

27
31


mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO