Ambiente, história, património, opinião, contos, pesca e humor

25
Jun 08

Este texto foi publicado pelo colega Diário do Ambiente e dado o interesse do tema e a clareza das ideias expostas merece, a meu ver, ser divulgado.

 

É de todos sabido que o petróleo irá acabar... e se o final desse já tivesse começado?
Como iremos viver a nossa vida sem andarmos de carro todos os dias? Como iremos obter tantos materiais que usamos todos os dias sem o petróleo? Como será a nossa vida sem as comodidades que temos por existir petróleo? Como será o futuro?
Para todas estas perguntas cada um tem as suas respostas, mas existe uma em que a resposta é evidente: "Como será o futuro?", bastante mau.
Não só pelo petróleo mas também por todos os problemas ambientais que tem tendência a agravar-se cada vez mais.
Se o mundo não encontrar nenhuma fonte de energia alternativa irá ficar parado, tal como estivemos a assistir em Portugal.
Com a greve dos camionistas o país parou, ou pelo menos parte. As lojas começaram a ficar sem produtos, os frescos cada vez menos, as bombas de gasolina com filas enormes para abastecer, existiam já bombas de gasolina fechadas, apenas a gasolina que subsistia é a de 98 octanas, o aeroporto da Portela estava nas reservas, o que iria acontecer se a greve não acabasse?
Não tenho dúvida que daqui a uns anos (não muitos) teremos o país completamente paralisado, não por greves, mas porque não existe petróleo que o abasteça ou então este tornou-se tão caro que ninguém pode sequer encher o depósito. O título do artigo faz todo o sentido. Daqui a uns anos não teremos maneira de encher o depósito ou de ir de carro para o trabalho. O petróleo irá valer muito mais do que o ouro. O país que tiver 10 barris de petróleo será um país rico.
Depois da demonstração do que a falta de petróleo faz a que assistimos, espero que se comecem a apostar em alternativas melhores do que o petróleo.
Alternativas que garantam ao país que no caso de o petróleo faltar "de um dia para o outro" não fique imobilizado, nem para trás nem para a frente, simplesmente paralisado.
 
publicado por Brito Ribeiro às 12:06
tags:

Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13

15
16
18
20
21

22
27
28

29
30


Relógio
Visitantes
contador de visitas gratis
Hospedagem de Sites
O Tempo
miarroba.com
Buffering...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO