Ambiente, história, património, opinião, contos, pesca e humor

05
Jul 07
 
  
Designação
Igreja Paroquial de São Lourenço da Montaria
 
Localização
Viana do Castelo, São Lourenço da Montaria, Lugar da Igreja
   
Protecção
Inexistente
 

Enquadramento
Rural e isolado. Situa-se no centro de um adro, limitado por um muro de alvenaria rebocada e marcado por pináculos nos cunhais, pavimentado com lajeado de granito e com espaços relvados.
O acesso efectua-se por 3 entradas, situadas axial e lateralmente, marcadas por cunhais rematados com esferas sobre pedestal.
 

Tipologia
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja maneirista de planta longitudinal e nave única, com frontispício marcado por duplas pilastras coroadas com pináculos e terminada em frontão triangular, com nicho no tímpano, no alinhamento do portal, emoldurado por pilastras e entablamento, e janelão, coroado por frontão de volutas; Interior de características barrocas, com retábulos em talha dourada, de estilo nacional, azulejos da nave de albarradas, e da capela-mor, figurativos, do chamado ciclo dos Mestres, telas dos Evangelistas com molduras de talha, etc.
 

Características Particulares
Igreja de transição do maneirismo para o barroco, com nave flanqueda por 2 sacristias, colocadas simetricamente e fachada principal maneirista marcada por eixo central de nítida verticalidade.
No interior, destaca-se: na nave, as capelas colaterais, de arco pleno pintado com elementos fitomórficos e retábulos de talha dourada com igual estrutura arquitectónica, mas variando em alguns elementos decorativos; na capela-mor, o sistema de iluminação indirecto, com janelas de rampa, bastante pronunciado, com mísulas em volutas integradas no capialço; e a pintura do tecto, barroca, com profunda influência maneirista nos "ferronerie" envolvendo cartela central.
Na sacristia do lado do Evangelho, conserva lambril de azulejos em ponta de diamante.
 

Descrição Complementar
Sobre o lintel do portal encontra-se a inscrição: "Ignº de Guizenro indignissimo Abbe desta Igrª mudou para este citio no anno de 1714"; sobre o friso colocado sobre o lintel encontra-se a inscrição "Semper Dom dilexi decoremdo mustuae locum habitationis glrue".
Sobre o cunhal NE. da torre está um relógio de sol, em granito. No interior, os retábulos colaterais, do lado do Evangelho, são dedicados a São Miguel Arcanjo e à Sagrada Família; do lado da Epístola, a Nossa Senhora do Rosário e ao Sagrado Coração de Jesus. No supedâneo da capela-mor, teia de madeira decorada com ferragens de metal amarelo.
   
Utilização inicial e actual
Cultual
 
Propriedade
Privada: Igreja Católica
   

Época Construção
Séc. XVIII
 
Arquitecto | Construtor | Autor
Carpinteiro: Francisco Gonçalves Balinha (1713).
 
Cronologia
1713, 31 Outubro - execução do forro da igreja por 117$000 pelo carpinteiro Francisco Gonçalves Balinha;
1714 - data sobre o lintel do portal indicando a data de construção da igreja;
1960 - Comissão Fabriqueira pede à Fundação Calouste Gulbenkian subsídio para obras de restauro.
  

 
Bibliografia
CARDONA, Paula Cristina Machado, A actividade mecenática das confrarias nas Matrizes do Vale do Lima nos séc. XVII a XIX, Tese de Doutoramento, vol. 3, Porto (Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Departamento de Ciências e Técnicas do Património), 2004.
   
Intervenção Realizada
Comissão Fabriqueira: 1990 - inauguração das obras de restauro do edifício com a presença do Bispo de Viana, D. Armindo Lopes Coelho, sendo pároco Alexandrino Cardoso.
 
 
 

 

 

 

 

 

 

publicado por Brito Ribeiro às 16:56

A Igreja Paroquial de São Lourenço da Montaria é uma das mais bem conservadas igrejas do Alto Minho, graças à dedicação do Padre Alexandrino, apesar do seu feitio "algo dificil".
Brito Ribeiro a 5 de Julho de 2007 às 17:35

A Belíssima Igreja de São Lourenço da Montaria, é de facto das mais belas da diocese de Viana do Castelo e o seu restauro foi levado a cabo pelo Sr Padre Alexandrino Cardoso e continua a sua perservação pelo actual Conselho Paroquial liderado pelo Ex.mo Senhor Dr. P.e Victor Casanova da Lage A. Rodrigues. Como sempre as obras levadas a cabo foram inteiramente suportadas pela Paróquia desde os tempos mais remotos. Visite este Monumento repleto de arte e beleza.
Domingos Malheiro Gonçalves Martins a 11 de Setembro de 2009 às 15:49

Obrigado pela visita e comentário.
Cumprimentos
BR
Brito Ribeiro a 13 de Setembro de 2009 às 21:44

Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
16
17
19
20
21

23
25
26
27
28

30


Relógio
Visitantes
contador de visitas gratis
Hospedagem de Sites
O Tempo
miarroba.com
Buffering...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO