Ambiente, história, património, opinião, contos, pesca e humor

14
Jun 07
 
Designação
Cruzeiro da Piedade
 
Localização
Viana do Castelo, Caminha, Vila Praia de Âncora, Rua Miguel Bombarda
 
Protecção
Não definido
 
Enquadramento
Urbano, isolado, no centro de Vila Praia de Âncora, situado junto a um largo constituído pela encruzilhada de arruamentos do aglomerado.

 

 
Descrição
Cruzeiro com um soco de um degrau quadrado sobre o qual assenta um plinto paralelepipédico, monolítico, com ressalto inferior, apresentando cavidade para encaixe do fuste. O fuste, monolítico, de secção octogonal, é liso.
Está rematado por um capitel circular com ressalto superior estando envolto por uma estilização vegetal que se assemelha a folhas de acanto sobre o qual assenta uma cruz latina de secção quadrangular com chanfro, com o remate das hastes em forma de botão. Sobre os braços da cruz pende o panejamento do Santo Sudário.

A este fuste está adossado, até dois terços da sua altura, um outro de menor secção, rematado superiormente por uma plataforma trapezoidal sobre a qual assenta uma peanha prismática com os símbolos da Paixão de Cristo encimado por uma imagem da Senhora da Piedade, em posição flectida e com o corpo do Senhor, desfalecido, nos braços.
Sob a plataforma encontra-se uma candeia para o azeite das promessas, suspensa por um suporte metálico.
 
Utilização Inicial
Devocional. Cruzeiro
 
Utilização Actual
Devocional. Cruzeiro
 
Propriedade
Pública: municipal
 
Época Construção
Idade Contemporânea (conjectural)
 
Arquitecto | Construtor | Autor
Não definido

 
Tipologia
Arquitectura religiosa, contemporânea. Cruzeiro de encruzilhada com plinto paralelapipédico, fuste de secção octogonal com grupo escultórico a meio do fuste, representando Nossa Senhora da Piedade, sobre um outro menor que se lhe adossa, rematado por um capitel circular com ressalto superior e rematado por cruz latina de cujos braços pende panejamento do Santo Sudário.
 
Dados Técnicos
Estrutura autoportante.
 
Materiais
Estrutura de granito; candeia e suporte em ferro.
 
 
publicado por Brito Ribeiro às 18:06

Sugeria ao autor do Post a publicação de um roteiro dos cruzeiros de V. P. Âncora!!!
Pedro Ribeiro a 14 de Junho de 2007 às 21:07

Tenciono continuar a abordar neste blog aspectos do património da nossa terra, sem que isso represente um roteiro, na verdadeira acepção da palavra. Chamar-lhe-ei um lembrete para o que temos de importante e belo. Lamento a falta de qualidade das fotografias, que serão substituidas logo que possivel

Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
15
16

17
19
20
22
23

24
25
28
30


Relógio
Visitantes
contador de visitas gratis
Hospedagem de Sites
O Tempo
miarroba.com
Buffering...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO